segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mestres: Henrique Alves de Mesquita


Nascido em 15/03/1830, na desaparecida Ladeira do Castelo(Centro do Rio de Janeiro), este famoso compositor, maestro, trompetista e organista, ficou conhecido como "o criador do Tango Brasileiro". Mesquita foi um dos primeiros músicos que começaram a compor uma música que viria a ser chamada mais tarde de "Choro". Sua música era tocada tanto nos salões e teatros, como também nas rodas de Choro. Sua obra é composta por Lundú, Polca, Polca-Lundú, Polca-Cateretê, Valsa, Tango-Habanera, Tango-Brasileiro, Quadrilha e várias Operetas compostas para o teatro.
Tendo iniciado seus estudos aos 14 anos, com o compositor e violoncelista Desidério Dorison, e pouco tempo depois no Conservatório de Música, com o maestro Gioacchino Giannini, Henrique Alves de Mesquita foi o primeiro músico a estudar na Europa com o apoio do Império. Esta oportunidade lhe foi oferecida em virtude da medalha de ouro que ele recebeu no Conservatório de Música, ao concluir os cursos de Contraponto e Órgão. Em 1857, Mesquita chega à França, onde matricula-se no Conservatório de Paris, ficando por lá até 1866. O fim de sua estadia na França se tornou um mistério. Mesquita teria tido um relacionamento amoroso que acabou lhe trazendo sérios problemas: foi preso e expulso do Conservatório de Paris. Fato este que o levou a perder o apoio do Imperador D. Pedro II, que havia bancado sua ida à França. Este fato nunca foi esclarecido totalmente. É dessa época em que ele viveu em Paris, a Quadrilha "Soirée Brésilienne", que por sinal fez sucesso na capital Francesa, e que também foi encontrada em alguns cadernos de partituras de alguns chorões do fim do século XIX.
De volta ao Brasil, Mesquita, depois de fazer parte por algum tempo da orquestra do Alcázar como trompetista, torna-se o regente da orquestra do teatro Phoenix Dramática. Pouco tempo depois, em 1872, torna-se professor de Solfejo e Princípio de Harmonia do Conservatório de música, sendo efetivado 12 anos mais tarde como docente de instrumentos de metal. É desse período em que ele volta ao Brasil, o Tango "Olhos Matadores", composto em 1868, que até hoje é reconhecido como o primeiro Tango Brasileiro. O Tango Brasileiro é originado da fusão da Polca-Lundú com as danças espanholas(Zarzuelas, Tangos Andaluzes, Habaneras) e a Habanera Cubana.
Mesquita foi um músico muito popular e muito requisitado em sua época. Todos os grandes nomes do início do choro tiveram algum contato com ele. Alguns foram até seus alunos. Todos queriam desfrutar da amizade desse experiente músico. Joaquim Callado (que tornou-se seu aluno aos 18 anos de idade) e Anacleto de Medeiros (este sofrendo grande influência, no que se refere à Regência) foram alguns dos grandes nomes que estiveram sempre à sua volta. Um fato marcante que comprova isto, é a composição da Polca "Atraente" de Chiquinha Gonzaga, primeiro sucesso da compositora, que foi composta num dos vários saraus que aconteciam na casa do maestro (as famosas rodas de Choro). E não podemos deixar de citar também o Tango "Mesquitinha", composto pelo grande compositor e pianista Ernesto Nazareth, em homenagem ao maestro. Mesquita Faleceu em 12/07/1906.
Alguns dos sucessos de Henrique Alves de Mesquita que chegaram até aos dias hoje são os Tangos "Ali Babá" e "Batuque". Essas e algumas outras composições do maestro podem ser encontradas na coleção "Princípios do Choro Vol. 1"( Acari Records, 2002).


Um abraço !!

Nenhum comentário: